Como Declarar Imposto De Renda 2018 Passo a Passo

Declaração IR 2018 Passo a Passo

A declaração do Imposto de Renda é uma demonstração que deve ser feita por todos os indivíduos que atendem os requisitos repassados pela Receita Federal, e que constitui uma fidelidade ao Governo referente à sua situação financeira atual.

declaracao-imposto-de-renda-passo-a-passo

Quando chega o momento de fazer essa declaração do IR 2018, muitas pessoas colocam o pé atrás, por medo de não conseguir completar todas as informações necessárias, ou omitir alguma que poderá lhe trazer transtornos futuros.

Por isso, uma coisa importante a ser feita no momento de sentar-se para preencher a Declaração do Imposto de Renda de 2018 é reunir todos os documentos que comprovem algum recebimento: sejam salários, bens como imóveis, dívidas feitas no ano anterior, para que futuramente a receita possa calcular os dados e realizar a restituição, no qual ela devolve o dinheiro sobrante se você não tiver pendências.

Tendo todos os documentos em mãos, ficará muito mais fácil realizar a declaração do seu Imposto de Renda em 2018. Lembrando que, a declaração de 2018 se faz com informações dos gastos e recebimentos do ano passado, portanto, os documentos que deverá juntar são os do ano anterior.

Parece fácil, mas muitas pessoas ainda optam por pagar por profissionais que preencham de forma correta as informações e faça a declaração por eles. Esta é a forma menos recomendável de declarar, pois somente você mesmo saberá das informações que devem ser preenchidas, principalmente dos seus ganhos e gastos.

Declaração Importo de Renda 2018 Passo a Passo

Passo 1: baixar e instalar o programa de declaração do Imposto de Renda 2018: tendo em vista a dificuldade das pessoas em realizar a declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal lançou um aplicativo, o qual pode ser baixado no computador e que mostrará detalhadamente tudo o que deverá ser preenchido, ou seja: ela não deixa você esquecer de nada, pensando em primeiro lugar sobre o risco de omitir alguma informação. Para poder ter acesso a este programa do Imposto de Renda 2018, basta entrar no site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015/declaracao/download-programas.htm que este link lhe direcionará automaticamente à pagina onde precisará baixar o aplicativo.

IR 2018:   Receita Federal Telefone, Dúvidas IR

Assim que acessar a página, é só clicar na janela “Programa IRPF 2018” que a instalação será feita de forma automática. Logo o aplicativo já estará instalado e poderá ser visto no escritório do seu computador.

Passo 2: acessar o aplicativo e preencher as informações: esta é a parte mais trabalhosa de todo o processo de declaração do Imposto de Renda 2018. É nesta fase que você deverá colocar todas as informações que estão nos documentos mencionados anteriormente. Caso não seja a primeira vez que irá declarar, poderá optar por obter informações da declaração anterior, que facilitará muito seu trabalho, mas para isso você terá que ter salvo em seu computador o arquivo da última declaração feita.

como-declarar-imposto-de-renda

Nesta fase, as janelas do aplicativo lhe mostrarão as informações que devem ser preenchidas, tais como:

  • Bens e recebimentos: caso você tenha comprado qualquer meio de transporte ou imóvel, ou ainda ter comprado bens que ultrapassem o valor de R$ 5000,00 reais, deverão ser todos declarados.
  • Ganhos recebidos no ano anterior: desde pagamentos de serviços prestados, alugueis, pensões, etc. tudo o que tiver documentado e recebido também deverá ser colocado no aplicativo.
  • Caso tenha direitos à receber: vendas parceladas que poderá receber um valos alto futuramente também deverão ser considerados.
  • Dividas que tenha em seu nome: com dividas nos referimos à pagamentos de qualquer atividade, serviço ou bem que supere o valor de R$ 5000,00 reais.

Passo 3: a declaração possui dois modelos: estes modelos são: o simplificado e o completo. O programa estará encarregado de calcular qual é o melhor modelo a ser escolhido para que você não se preocupe nesta fase. Ao final é só escolher e passar ao próximo passo:

IR 2018:   Imposto de Renda - Gastos com Saúde e Hospital

Passo 4: enviar a declaração do Imposto de Renda: o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2018 é até o último dia útil de abril deste ano. Porem é importante não deixar para ultima hora, pois demorará em receber a restituição e também sempre tem problemas de sobrecarga, pois muitas vezes muitas pessoas deixam para última hora.

Para enviar a declaração do IR 2018, entre novamente no site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015/declaracao/download-programas.htm e na segunda janela o “Receitanet” poderá ser baixado para transmitir a declaração.

Pronto! Agora você já se livrou de muitos problemas que poderia ter acarretado no futuro, e esta em dia com suas pendencias ao governo. Basta agora pagar o boleto gerado após a declaração (em alguns caso não é necessário) ou aguardar sua restituição do IR 2018, que quanto mais cedo declarada, mais rápido será recebida.

Mais informações sobre Imposto de Renda 2018

  • imposto-de-renda-pessoa-juridica-150x150Imposto de Renda Pessoa Jurídica 2018 – Declaração Como funciona a declaração do imposto de renda por parte das empresas jurídicas   As pessoas que precisam declarar o imposto de renda cada ano sabem que não é uma atividade simples e que requer cuidados. Para com uma empresa, que é uma pessoa jurídica o preenchimento de […]
  • imposto-de-renda-venda-imovel-150x150Imposto de Renda Venda de Imóvel – Como Declarar Confira como declarar a venda de um imóvel no Imposto de Renda  O contribuinte não paga Imposto de Renda quando compra um imóvel. Quem vende o imóvel é que é obrigado a recolher o imposto, com a alíquota de 15% sobre o lucro, ou seja, sobre a diferença entre o preço de compra e o […]
  • imposto-de-renda-declaracao-1-150x150Quando Declarar Imposto de Renda 2018 Saiba quando declarar o Imposto de Renda 2018 O Imposto de Renda é um tributo que atinge o bolso de milhares de brasileiros. Se você quer saber quando declarar o Imposto de Renda 2018, fique atento. Ninguém gosta de pagar impostos, essa é a verdade. Mas deixar de pagar não é uma boa […]
  • declaracao-imposto-de-renda-150x150IRPF 2018 Declaração Confira como realizar a declaração do Imposto de Renda 2018 Uma das grandes responsabilidades enfrentadas por muitos brasileiros todos os anos é o pagamento do IRPF. A declaração do IRPF 2018 deve passar por mais detalhes do que o simples pagamento do que o seu contador está […]
  • retificacao-ir-150x150Imposto de Renda: Erro na Declaração – Como resolver Veja como proceder se houver erro ao declarar o Imposto de Renda junto a Receita Federal Um contribuinte que entrega a Declaração de Imposto de Renda e, depois, descobre que cometeu algum erro nas informações, deve preencher uma declaração retificadora. A declaração retificadora […]
  • quem-deve-declarar-o-imposto-de-renda-150x150Regulamento do Imposto de Renda 2018 Veja quem tem a obrigatoriedade de declarar o Imposto de Renda em 2018 Da mesma forma que nos anos anteriores, o prazo de entrega do Imposto de Renda em 2018 tem início em 1° de março e deve se prorrogar até o último dia útil do mês de abril. Veja, a seguir, quem está obrigado a […]
  • segunda-via-decalarao-irpf-150x150Comprovante Declaração Imposto de Renda 2018 – 2ª Via Como imprimir o comprovante Declaração Imposto de Renda 2018  Se você entregar a Declaração de Imposto de Renda 2018 e perder o recibo impresso, poderá conseguir a segunda via desse recibo de uma forma prática e fácil. O recibo da Declaração de Imposto de Renda muitas vezes é exigido […]
  • retificacao-ir-1-150x150Imposto de Renda – Retificação Saiba como realizar a retificação do Imposto de Renda  Se você entregar a sua Declaração de Imposto de Renda com algum erro, poderá corrigir através e uma Declaração Retificadora, podendo consertar as falhas cometidas. A declaração retificadora pode ser feita em qualquer momento, […]
IR 2018:   Comprovante Declaração Imposto de Renda 2018 – 2ª Via


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *