Declarar Imposto de Renda Atrasado 2024

Declaração de Imposto de Renda Atrasado

A Receita Federal fixa prazos longos para que quem tiver os requisitos solicitados pelo governo possa fazer a declaração de Imposto de Renda com calma, e que principalmente “seja entregue” esta é uma das principais contribuições que devem ser feitas pelos cidadãos, sejam eles isentos, tributáveis ou não tributáveis. Veja a seguir como declarar IR atrasado e fique em dia com a Receita Federal.

imposto-de-renda-em-atraso

A não realização da declaração pode gerar inúmeros transtornos, o mais importante aparece logo após a data do vencimento: a multa pela falta de declaração do Imposto de Renda nos prazos estabelecidos pela Receita Federal. Esta multa precisa ser paga, mas não elimina o direito de ter que entregar a declaração da mesma forma.

A multa pela não entrega da declaração do Imposto de renda, ou pela declaração atrasada corresponde à um valor de 165,74 reais, e pode chegar a um valor de até 20% do total a dever na declaração. Muitos pensam que pagando esta taxa os livra do serviço de preencher longas colunas de dados, caso o valor seja pequeno, mas isso é um erro cometido por muitos, e que gerará futuros transtornos que comentaremos mais adiante. Lembrando também que esse valor é sempre atualizado pela Receita Federal.

IR 2024:   Imposto de Renda - O que pode ser Deduzido?

O que fazer para entregar a Declaração do Imposto de Renda atrasado?

A primeira coisa a ser pensada é entregar a declaração o quanto antes! Pois o governo cobra uma taxa mensal de multa, que são considerados juros por não ter pago no período constatado no boleto, por isso, se não conseguiu terminar de preencher a declaração antes, essa é a hora de correr contra o tempo.

No ano passado, para quem deixou de entregar a declaração do Imposto de Renda, referente à tributos do ano anterior, somente pode entregar a declaração quatro dias depois do vencimento do prazo para entrega, ou seja: último dia útil de abril. No ano 2024 não será diferente, é ainda terá que pagar a multa solicitada.

Então a dica para quem declarar o Imposto de Renda atrasado, é seguir as regras impostas pela Receita Federal. Realizar a declaração do IRPF caso ainda não tenha feito, entregar até a Receita Federal ou a traves do aplicativo Receitanet. Automaticamente após entregar a declaração com atraso, o cidadão pode imprimir o boleto da multa, e pagá-lo nos prazos estabelecidos.

imposto-de-renda-atrasado

O que pode acontecer com quem não declarar Imposto de Renda

IR 2024:   Imposto de Renda Empregada Doméstica

Pode ser que no primeiro ano ele esteja tranquilo, mas já está sabendo da divida da multa que terá que pagar. Os transtornos são inúmeros, e merecem ser evitados para criar problemas inesperados.

Primeiramente, o governo sabe qual é o CPF da pessoa que está devendo esta multa, ou que não declarou o Imposto de Renda. Com isso, muitas coisas vão entrando em dificuldade: compra de bens, transferência de capital, e podem chegar até a controlar o seu cartão de credito ou de débito.

Frustrações como estas deixam o individuo em uma situação nervosa, na qual ele não consegue pensar mais em nada. Com isso, assim que a multa foi paga, ou a declaração do IR for entregue, o nome e o documento do cidadão ficarão livres de qualquer pendência, podendo ser utilizados de forma tranquila, e desejará não esquecer na próxima os prazos estipulados pela Receita Federal.

O melhor é evitar que este tipo de situação ocorra, pois além de gerar um transtorno para pessoas e empresas, se gasta muito dinheiro com as multas que irão aumentando em forma de juros. Os cálculos para estes juros são de 1% cada mês, encima do valor que não foi pago do boleto, o qual pode acumular de forma progressiva.

Como Declarar o Imposto de Renda 2024

Se tem alguma dúvida sobre a declaração acesse: Tirar Dúvidas Imposto de Renda 2024

Equipe Finanças e DireitosRedação Finanças e Direitos

O site Imposto de Renda NET é especialista em assuntos relacionados ao IR e vai te ajudar com tudo o que precisa para preencher sua declaração de forma correta. Nosso editor chefe é contador e tem anos de experiência com declarações de grandes empresas e também declarações de pessoas físicas. Com autoridade no assunto, nossa equipe trás um conteúdo sempre atualizado e de fácil compreensão, para te auxiliar com dúvidas recorrentes. O site não faz parte de nenhum órgão oficial. Devido às constantes atualizações das leis, o ideal é sempre você confirmar as informações com um contador de confiança ou no próprio site da Receita Federal.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7