Devolução do Imposto de Renda 2024

Veja como obter a devolução do Imposto de Renda retido em 2024

O Imposto de Renda na Fonte é um valor descontado de todos os trabalhadores registrados em carteira, funcionários públicos, militares e prestadores de serviços, ou seja, o governo federal cobra uma alíquota específica para todo e qualquer rendimento proveniente de mão de obra, durante o ano, dentro de limites previamente estabelecidos.

O contribuinte que tenha Imposto de Renda retido na fonte durante um ano, deve fazer a sua declaração de Imposto de Renda no ano seguinte para verificar se os rendimentos obtidos foram superiores ao estabelecido pela Receita Federal. No caso de ter de pagar imposto, mesmo tendo Imposto de Renda retido na fonte, esse imposto poderá ser parcelado em até 8 vezes.

devolucao-imposto-de-renda

No caso, porém, de já ter pago todo o Imposto de Renda 2024 devido pelo valor dos seus rendimentos e tenha superado o que deveria ser pago, terá direito à restituição daquilo que foi recolhido a maior e, para isso, a Receita Federal estabelece, anualmente, um calendário para devolver o valor devido.

É importante ressaltar que a declaração de Imposto de Renda 2024 deve ser feita dentro da realidade, confirmada através de documentos, já que a Receita Federal tem, atualmente, condições de cruzar todos os dados de todos os contribuintes e empresas no Brasil inteiro. Se, por acaso, houver erro no preenchimento da declaração de Imposto de Renda, a declaração será retida na malha fina e o contribuinte será chamado para prestar esclarecimentos.

IR 2024:   Lotes Imposto de Renda 2024 – Consulta

Como receber a restituição do Imposto de Renda

Para receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve informar corretamente seus dados na declaração, com número da conta, número da agência e número do banco, para que tenha o valor creditado automaticamente, quando for liberado nos lotes da Receita Federal.

No caso de ter a conta encerrada ou tenha informado dados errados, o dinheiro retornará à Receita Federal, e novo pedido deverá ser providenciado diretamente ao Banco do Brasil.

devolucao-irpf

O contribuinte pode acompanhar a restituição do Imposto de Renda 2024 através das informações fornecidas pela Receita Federal, consultando pelo seu CPF se houve a liberação no lote liberado ou não.

Outras opções para o acompanhamento da liberação podem ser feitos através do Receitafone, no número 146, escolhendo a opção 3, ou também utilizando o aplicativo para smartphones e tablets, nos sistemas operacionais Android ou iOS, que devem ser baixados e instalados nos dispositivos móveis.

A Receita Federal também está disponibilizando um serviço gratuito de mensagem de texto, SMS ou torpedo, devendo o contribuinte cadastrar o seu celular para recebimento da informação. O cadastro deve ser feito uma única vez, fazendo a ativação na página da Receita Federal. Quando a liberação do Imposto de Renda 2024 for autorizada pela Receita Federal, o contribuinte recebe a mensagem.

IR 2024:   Imposto de Renda: Erro na Declaração - Como resolver

A Receita Federal geralmente estabelece uma programação de sete lotes de restituição, de junho a dezembro do mesmo ano. Essa restituição é corrigida pela taxa Selic, até o momento da liberação, não sendo corrigida depois disso, mesmo que o contribuinte não o tenha recebido, por algum motivo.

Como Declarar o Imposto de Renda 2024

Se tem alguma dúvida sobre a declaração acesse: Tirar Dúvidas Imposto de Renda 2024

Equipe Finanças e DireitosRedação Finanças e Direitos

O site Imposto de Renda NET é especialista em assuntos relacionados ao IR e vai te ajudar com tudo o que precisa para preencher sua declaração de forma correta. Nosso editor chefe é contador e tem anos de experiência com declarações de grandes empresas e também declarações de pessoas físicas. Com autoridade no assunto, nossa equipe trás um conteúdo sempre atualizado e de fácil compreensão, para te auxiliar com dúvidas recorrentes. O site não faz parte de nenhum órgão oficial. Devido às constantes atualizações das leis, o ideal é sempre você confirmar as informações com um contador de confiança ou no próprio site da Receita Federal.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7