Imposto de Renda Empréstimos – Como declarar 2024

Confira como declarar os empréstimos no Imposto de Renda

Todos os empréstimos realizados durante um ano, bem como as dívidas devem ser informados à Receita Federal.

Preciso declarar os empréstimos no Imposto de Renda?

Mais da metade da população brasileira possui dívidas, e isso é uma realidade que entristece o país. Muitas dessas pessoas endividadas estão nessa situação por que realizaram empréstimos, ocasionando a falta do pagamento de uma ou duas parcelas, já resulta como dívida.

declarar-emprestimo-imposto-de-renda

Quando uma pessoa faz um empréstimo que precisa ser pago mensalmente, ela passa a partir daí a ter uma dívida com a entidade que lhe financiou o valor. No entanto, quando ela deixa de pagar uma mensalidade, ou passa a deixar de cumprir um compromisso, ela passa a ser uma pessoa inadimplente.

Tanto uma como a outra situação precisa ser declarada no Imposto de Renda. Os empréstimos que aparecem na sua conta bancária podem ser utilizados para a compra de um bem, como um carro ou uma casa. E a compra desse bem precisa ser declarada, da onde veio o valor para a aquisição do mesmo.

Muitos possuem dúvidas sobre como declarar empréstimos no Imposto de Renda, pois o mesmo pode ficar um pouco confuso no momento de realizar a declaração. Ainda mais quando o valor for de empréstimos imobiliários ou de automóveis, as quais possuem parcelas que costumam durar vários meses, ou até anos para serem pagas.

IR 2024:   Aluguel Imposto de Renda 2024 - Dúvidas, Declaração

Mas então, como você pode declarar empréstimos no Imposto de Renda?

Não é toda divida que precisa ser declarada no Imposto de Renda. Somente as dívidas superiores a 5 mil reais, a receita exige que seja informado a província desse capital. E todos os débitos que ficaram pendentes no ano do empréstimo também devem ser colocados na declaração do Imposto de Renda.

Existe um campo específico para informar as dívidas no momento de saber como declarar empréstimos no Imposto de Renda. Esta parte chama-se “Dívidas e ônus reais”. Nessa parte deve ser informada a quantidade de parcelas e de valores pagos sobre este empréstimo ou essa dívida no seu respectivo ano.

emprestimo-imposto-de-renda

Quando um empréstimo não foi declarado em um determinado ano, as pessoas não podem tentar corrigir estes valores no ano seguinte. A receita exige que sejam detalhados todos os valores, por isso, antes de iniciar a declaração, é preciso ter corregido as parcelas e valores pagos nos anos anteriores.

Por último, é preciso lembrar que, somente devem ser declaradas as dívidas e empréstimos que realmente aumentem o tamanho do capital das pessoas. Estes são os financiamentos de valores altos, o financiamento imobiliário e o de automóveis, consórcios, entre outros. Dívidas como contas de faculdade, aluguel, e outras contas pessoais não precisam ser declarados no momento de realizar o Imposto de Renda, pois elas não estarão movimentando seu patrimônio, são gastos particulares de cada um.

IR 2024:   Imposto de Renda Pessoa Física - Como Declarar

Em função disso, não deixe de informar cada ano os valores de financiamentos e empréstimos que estão sendo pagos, mesmo ficando na situação de inadimplente, a receita federal precisa ser informada sobre o crescimento ou diminuição do seu patrimônio.

 

 

Como Declarar o Imposto de Renda 2024

Se tem alguma dúvida sobre a declaração acesse: Tirar Dúvidas Imposto de Renda 2024

Equipe Finanças e DireitosRedação Finanças e Direitos

O site Imposto de Renda NET é especialista em assuntos relacionados ao IR e vai te ajudar com tudo o que precisa para preencher sua declaração de forma correta. Nosso editor chefe é contador e tem anos de experiência com declarações de grandes empresas e também declarações de pessoas físicas. Com autoridade no assunto, nossa equipe trás um conteúdo sempre atualizado e de fácil compreensão, para te auxiliar com dúvidas recorrentes. O site não faz parte de nenhum órgão oficial. Devido às constantes atualizações das leis, o ideal é sempre você confirmar as informações com um contador de confiança ou no próprio site da Receita Federal.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7