Imposto de Renda – O que pode ser Deduzido?

Confira o que pode ser deduzido de seu Imposto de Renda

Se você está preparando sua Declaração de Imposto de Renda e ainda tem dúvidas com relação às deduções, verifique abaixo a relação das despesas que teve em 2017 e que podem ser deduzidas no imposto que você teria a pagar em 2018:

deducao-imposto-de-renda

1.      Reformas de imóvel

Se você fez melhorias e reformas num imóvel antes de vendê-lo, é permitido acrescentar esses valores, que devem ter documentos, como notas fiscais  recibos de autônomo, na sua declaração. Desta forma, o seu lucro na venda do imóvel será menor, permitindo deduzir o valor do Imposto de Renda a pagar.

2.      Despesas com empregada doméstica

Você pode abater de sua Declaração de Imposto de Renda o limite máximo de R$ 1.182,20 das despesas com empregados domésticos, descontado esse valor do imposto devido.

3.      Pensão alimentícia

O pagamento dos valores pagos como pensão alimentícia através de decisão judicial ou acordo homologado na Justiça podem ser abatidos integralmente na sua Declaração de Imposto de Renda.

4.      Despesas com dentistas

Tratamentos dentários, como tratamento de canal, extração, consultas e outros também podem ser abatidos na Declaração de Imposto de Renda. Da mesma maneira, os implantes dentários e próteses permitem ser deduzidos nos gastos com saúde.

5.      Despesas com saúde no exterior

As consultas ou internações médicas ocorridas no exterior podem ser abatidas do Imposto de Renda, desde que o contribuinte tenha em mãos documentos para comprovar esses gastos.

IR 2018:   Aluguel Imposto de Renda 2018 - Dúvidas, Declaração

6.      Taxas de administração

Gastos com locação com corretagem e administração são passíveis de abatimento do Imposto de Renda, desde que comprovados com documentos.

deducao-ir

7.      Planos de saúde e de previdência

Para planos de saúde não há limite para abatimento nos gastos, incluindo também o pagamento feito para dependentes. Os planos de previdência permitem o desconto de até 12% sobre os valores pagos, devendo ser colocados em deduções legais.

8.      Próteses e cadeiras de rodas

A compra de próteses e de cadeiras de rodas ou de equipamentos para deficientes são abatidas no Imposto de Renda, devendo também o contribuinte ter em mãos os documentos relativos à sua compra.

9.      Gastos com educação

As despesas com escolas, matrículas e mensalidades, desde o curso infantil até os cursos de nível superior, com graduação ou pós-graduação, permitem o desconto de um valor máximo de R$ 3.561,50, lembrando que valor não é por dependente, mas sim o máximo que pode ser abatido.

10.  Cirurgias plásticas corretivas

Cirurgias plásticas corretivas, e não estéticas, podem ser abatidas do Imposto de Renda, como no caso de reconstrução de mama e outras que possam melhorar a saúde do paciente.

11.  Fisioterapia, psicólogo e consultas e exames médicos

Esses gastos relativos à saúde são passíveis de abatimento na Declaração de Imposto de Renda. Devem ser tratamentos para reabilitação, tratamentos com psicólogos ou psiquiatras, consultas médicas e outras, com exceção de medicamentos.

IR 2018:   Imposto de Renda Empréstimos - Como declarar

O contribuinte que fizer deduções no Imposto de Renda das despesas que apresentamos acima precisa guardar toda a documentação referente aos gastos por pelo menos 5 anos, tempo exigido pela Receita Federal para eventuais necessidade de conferência.

Mais informações sobre Imposto de Renda 2018

  • o-que-e-imposto-de-renda-1-150x150O que é Imposto de Renda? Valor, Quem declara. Saiba o que é Imposto de Renda, veja valor e quem precisa declarar Esclarecendo as principais dúvidas referentes ao funcionamento da declaração do Imposto de Renda 2018, bem como valores e quais são as pessoas obrigadas a realizar esta atividade. O que é o Imposto de Renda. Para […]
  • declaracao-imposto-de-renda-150x150IRPF 2018 Declaração Confira como realizar a declaração do Imposto de Renda 2018 Uma das grandes responsabilidades enfrentadas por muitos brasileiros todos os anos é o pagamento do IRPF. A declaração do IRPF 2018 deve passar por mais detalhes do que o simples pagamento do que o seu contador está […]
  • simulacao-imposto-de-renda-150x150Simulação Imposto de Renda 2018 Saiba como simular o Imposto de Renda 2018 Ninguém gosta de pagar Imposto de Renda, mas você precisa ficar atento para não ser penalizado pelo inadimplemento desse imposto. Esse texto é para você que tem alguma dúvida sobre como calcular e simular o Imposto de Renda. São informações […]
  • receita-federal-150x150Receita Federal Imposto de Renda 2018 Confira como funciona a cobrança do Imposto de Renda pela Receita Federal Mais um ano se passou, e já na metade do ano 2017 tem pessoas já preocupadas em declarar o imposto de renda 2018. A cobrança do imposto de renda 2018 pela Receita Federal O imposto de renda é uma ação de […]
  • imposto-de-renda-declaracao-1-150x150Quando Declarar Imposto de Renda 2018 Saiba quando declarar o Imposto de Renda 2018 O Imposto de Renda é um tributo que atinge o bolso de milhares de brasileiros. Se você quer saber quando declarar o Imposto de Renda 2018, fique atento. Ninguém gosta de pagar impostos, essa é a verdade. Mas deixar de pagar não é uma boa […]
  • imposto-de-renda-pensao-150x150Imposto de Renda e Pensão Alimentícia Veja como declarar pensão alimentícia no Imposto de Renda  Para efeito de Imposto de Renda, a pensão alimentícia pode ser deduzida apenas através dos valores pagos através de medidas judiciais, ou seja, através da determinação do juiz quando estabeleceu o valor mensal da pensão, […]
  • declarar-emprestimo-imposto-de-renda-150x150Imposto de Renda Empréstimos – Como declarar Confira como declarar os empréstimos no Imposto de Renda Todos os empréstimos realizados durante um ano, bem como as dívidas devem ser informados à Receita Federal. Preciso declarar os empréstimos no Imposto de Renda? Mais da metade da população brasileira possui dívidas, e isso é […]
  • imposto-de-renda-bens-e-direitos-150x150Imposto de Renda Bens e Direitos Confira como funciona o Imposto de Renda e quem deve declarar O Imposto de Renda é um tributo que existe em vários países, ou seja, é um imposto exigido do Estado sobre a pessoa, este imposto é cobrado sobre a renda, seja ela pessoa física, ou seja, ela pessoa jurídica […]
IR 2018:   Receita Federal Lotes – Consulta


1 Comentário em Imposto de Renda – O que pode ser Deduzido?

  1. Agnaldo Alencar disse:

    minha filha fez 25 anos em janeiro/18 e ainda e minha dependente. Pago assistência medica e cursinho. Neste caso, não poderei abater do imposto de renda? visto que o dinheiro sai do meu bolso para custear estas despesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *