Imposto de Renda Pessoa Física – Como Declarar

Confira como declarar o Imposto de Renda Pessoa Física – IRPJ

Entenda como fazer a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, com alguma dicas para montar a declaração sem muita dor de cabeça:

Tenha em mãos todos os documentos

Antes de qualquer coisa, tenha todos os documentos: o informe de rendimentos, os extratos bancários e de investimentos (se tiver), pagamentos de escolas, de plano de saúde, de consultas médicas e de outros gastos com saúde, pagamento de aluguéis, enfim, tudo o que houve de movimentação financeira durante o ano de 2017.

como-declarar-imposto-de-renda

Os gastos dedutíveis serão descontados de sua base de cálculo, montando o valor sobre o qual será calculado o Imposto de Renda, podendo gerar imposto a pagar ou a restituir.

Todos os documentos devem ter nome, endereço, CPF ou CNPJ de quem recebeu o que foi pago por você ou por seus dependentes, e devem ser guardados pelo prazo de cinco anos, tempo em que a Receita Federal pode solicitar a comprovação das informações.

Se você tiver vendido ou comprado imóveis ou veículos, também precisa informar na Declaração de Imposto de Renda, mesmo que isso não tenha tributação. O valor deve ser informado para manter em dia o histórico de seu patrimônio.

Baixe no seu computador o programa do Imposto de Renda

O programa gerador do Imposto de Renda deve ser baixado no site da Receita Federal, que estará disponível no final de fevereiro. Enquanto isso, utilize o rascunho do Imposto de Renda, verificando tudo o que é necessário e tendo tempo para procurar documentos que estiverem faltando.

IR 2018:   Imposto de Renda - Ganho de Capital

Você também pode fazer sua declaração de Imposto de Renda através de dispositivos móveis, tanto utilizando o rascunho, como por meio do programa m-IRPF, que pode ser acessado pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS.

Preencha todos os dados da declaração de Imposto de Renda

Se você já fez a declaração de Imposto de Renda no ano anterior, poderá importar os dados informados através do programa gerador. Se não fez, deve informar todos os dados, seguindo as instruções do próprio programa.

Você precisa informar todos os seus rendimentos, despesas e dívidas durante o ano de 2017, assim como a posse de bens que faziam parte do seu patrimônio em 31 de dezembro desse ano. Para isso, use as fichas que ficam no menu à esquerda.

Os salários devem ser colocados na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas; os bens devem ser informados pelo custo de aquisição, sem considerar se foram valorizados ou não.

como-declarar-o-imposto-de-renda

Depois de tudo preenchido, verifique qual é o melhor modo de fazer sua declaração de Imposto de Renda: se pelo modelo completo ou simplificado. O sistema faz isso automaticamente, mostrando qual a situação mais vantajosa para você, embora todos os dados fiquem registrados.

Depois disso, basta enviar a Declaração de Imposto de Renda através do programa ReceitaNet, também baixado da página da Receita Federal.

Depois de ter entregue a declaração de Imposto de Renda, se você encontrar algum erro basta fazer uma declaração retificadora e enviar novamente. Se fizer isso antes do último dia do prazo para entrega, irá correr menos risco de cair na malha fina.

IR 2018:   Imposto de Renda Consulta

Mais informações sobre Imposto de Renda 2018

  • imposto-de-renda-unico-imovel-150x150Imposto de Renda Único Imóvel – Isenção Confira como obter a isenção no Ganho de Capital no Imposto de Renda Existem alguns casos em que é possível não pagar Imposto de Renda sobre ganho de capital. São situações específicas, que permitem pagar menos imposto ou até mesmo ficar totalmente livre do tributo sobre os lucros […]
  • imposto-de-renda-saude-e-hospitais-150x150Imposto de Renda – Gastos com Saúde e Hospital Saiba como declarar gastos com saúde e hospital no Imposto de Renda Todo inicio de ano você vê noticias sobre declaração de impostos de renda, como fazer, o que pode abonar o que não pode e muitas outras coisas. A declaração de imposto de renda é uma forma de a receita federal […]
  • investimento-imposto-de-renda-150x150Imposto de Renda 2018 Investimentos – Como Declarar Saiba como declarar Investimentos no Imposto de Renda Todos os anos os brasileiros que recebem acima de determinado valor devem declarar Imposto de Renda. Saiba como ficar em dia com o fisco agora mesmo. Evite as multas pelo inadimplemento desta obrigação. O ano está acabando e é […]
  • declarar-emprestimo-imposto-de-renda-150x150Imposto de Renda Empréstimos – Como declarar Confira como declarar os empréstimos no Imposto de Renda Todos os empréstimos realizados durante um ano, bem como as dívidas devem ser informados à Receita Federal. Preciso declarar os empréstimos no Imposto de Renda? Mais da metade da população brasileira possui dívidas, e isso é […]
  • declarar-doacao-imposto-de-renda-150x150Imposto de Renda Doação – Como declarar Confira como declarar doação no Imposto de Renda Se você fez uma doação no último ano, tanto de grande valor como de valor pequeno, seja de bens ou de dinheiro, precisa ser declarado. Declarar a doação no Imposto de Renda Doações são feitas todos os dias por muitas pessoas. Desde […]
  • lote-imposto-de-renda-150x150Receita Federal Lotes – Consulta Consulta de restituição do imposto de renda A declaração do imposto de renda é uma maneira da receita federal controlar a entrada de impostos, você só precisa declarar se ganhar mais de cinqüenta e oito mil reais por ano. Alguns casos de gastos você pode abonar no imposto de renda […]
  • simulacao-imposto-de-renda-150x150Simulação Imposto de Renda 2018 Saiba como simular o Imposto de Renda 2018 Ninguém gosta de pagar Imposto de Renda, mas você precisa ficar atento para não ser penalizado pelo inadimplemento desse imposto. Esse texto é para você que tem alguma dúvida sobre como calcular e simular o Imposto de Renda. São informações […]
  • declaracao-imposto-de-renda-receita-federal-150x150Receita Federal Declaração IR Entenda o que é imposto de renda Todos os anos você e todo o país declaram o imposto de renda para a receita federal. Entenda melhor o que é, e para que serve a declaração do imposto de renda. A declaração de imposto de renda é uma forma de a receita federal  controlar os […]
IR 2018:   Simulação Imposto de Renda 2018


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *