Receita Federal Emissão de DARF 2024

Veja como emitir DARF na Receita Federal

Se você possui alguma dúvida sobre a Emissão de DARF Receita Federal, fique atento. Esse é o documento utilizado para recolher tributos. Pode ser dividido em duas espécies, DARF simples e DARF comum. Parece algo complicado, mas é verdade é que é possível emitir o DARF de forma simples.

receita-darf

Ele é utilizado pela Receita Federal para garantir a tributação sobre operações financeiras. O DARF- Documento de Arrecadação de Receitas Federais – pode ser usado tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. Saiba como funciona a Emissão de DARF da Receita Federal.

Pagar tributos não é nada gostoso, mas você sabe como é importante manter as contas em dia. Principalmente quando se trata do fisco. As multas do governo podem ser pesadas. Isso acaba levando o contribuinte a pagar sempre no prazo correto. É importante saber como emitir e pagar o DARF.

Vamos começar pelo DARF simples. Trata-se do documento mais usado do gênero. A partir de 2011, com a lei do Simples Nacional, ele foi substituído pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Vale dizer, esse tipo de documento não é mais utilizado. Ele foi aprimorado e substituído por outra espécie.

IR 2024:   Imposto de Renda Retido na Fonte

O DARF simples já existe desde meados de 1997 como o documento usado pelas empresas do Simples como a guia única de recolhimento de tributos. Ele englobava RPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS e IPI — e, dependendo da natureza da pessoa jurídica, ICMS ou ISS.

Já o DARF comum surgiu meses depois do DARF Simples. Diferente do modelo anterior, esse documento permanece em uso constante até hoje. Por isso, você deve emitir o DARF comum pela internet e ficar em dia com suas obrigações fiscais. É com ele que você precisa ficar atento.

O DARF comum é utilizado tanto por pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Ele pode ser emitido junto ao Imposto de Renda, no prazo deste. Para o pagamento da 1ª quota do DARF, o contribuinte deve fazer a impressão diretamente no programa IRPF do ano corrente.

Para isso, clique no menu “Declaração”, depois clique em “Imprimir” e, em seguida, selecione a opção “DARF com código de barras”. Se você pagar o DARF de uma só vez, o valor é livre de encargos. Agora, caso deseje parcelar o valor contido no documento, deve arcar com os acréscimos legais.

IR 2024:   Receita Federal IRPF - Consulta Declaração

receita-emissao-darf

Agora, se você se esqueceu de emitir o DARF, não se preocupe. Ainda será possível fazer a emissão e pagar o DARF com atraso. São três caminhos possíveis para o contribuinte que perdeu o prazo e precisa imprimir o DARF para pagamento em atraso.

Um deles é pelo extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Basta consultar o “Demonstrativo de Débitos Declarados” e ver o quantitativo de quotas solicitadas. Você deve pagar cada uma das quotas do DARF que aparecerem no sistema.

Como visto, o DARF é um importante meio utilizado pela Receita Federal para recolher impostos. Por isso a importância de saber como emitir DARF de forma rápida e prática. Fique sempre em dia com suas obrigações tributárias.

 

 

 

Equipe Finanças e DireitosRedação Finanças e Direitos

O site Imposto de Renda NET é especialista em assuntos relacionados ao IR e vai te ajudar com tudo o que precisa para preencher sua declaração de forma correta. Nosso editor chefe é contador e tem anos de experiência com declarações de grandes empresas e também declarações de pessoas físicas. Com autoridade no assunto, nossa equipe trás um conteúdo sempre atualizado e de fácil compreensão, para te auxiliar com dúvidas recorrentes. O site não faz parte de nenhum órgão oficial. Devido às constantes atualizações das leis, o ideal é sempre você confirmar as informações com um contador de confiança ou no próprio site da Receita Federal.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7