Receita Federal IRPF – Consulta Declaração 2024

Veja como consultar sua declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal disponibiliza no seu site o extrato da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física para que qualquer contribuinte possa consultar a situação de suas informações.

Ao fazer a sua Declaração de IRPF, você deve sempre ter em mãos todos os comprovantes, e esses documentos devem ser guardados por cinco anos, para o caso de uma necessidade qualquer da Receita Federal, como por exemplo, conferir um documento que tenha caído na malha fina.

Antes de entregar sua Declaração de IRPF, você precisa conferir todos os dados, analisando se a declaração está correta e se não há qualquer risco de ser pega na malha fina. Assim, é preciso saber se todos os CPF foram informados corretamente, se os valores são os mesmos dos comprovantes, etc.

No caso, porém, de passar algum erro por engano ou por descuido de sua parte, você poderá fazer a sua consulta da Declaração de IRPF acessando o site da Receita Federal, no endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirpf/extrato-do-processamento-da-dirpf, informando o seu CPF e o número da declaração para ter acesso ao extrato.

consulta-declarao-imposto-renda

Através do extrato do IRPJ, você poderá encontrar e identificar possíveis pendências que levaram a sua declaração de IRPJ para a malha fina e saber como resolver as pendências através de retificação da Declaração ou fazendo um agendamento com a agência mais próxima da Receita Federal para atendimento personalizado, apresentando a documentação que comprove as suas informações.

IR 2024:   Devolução do Imposto de Renda

O site da Receita Federal também informa se as quotas do seu Imposto de Renda estão sendo pagas dentro do prazo e com os valores corretos, no caso de você ter Imposto de Renda a pagar.

Você também poderá solicitar, alterar ou cancelar o débito automático das cotas de Imposto de Renda e identificar e parcelais possíveis débitos em atraso.

Como acessar a consulta da Receita Federal IRPF

Para consultar o seu extrato de Declaração de IRPJ, você precisa utilizar o código de acesso ou usar o seu Certificado Digital.

O código de acesso poderá ser gerado no próprio site da Receita Federal, em “Declaração IRPF”, no título de “Serviços”, onde você deve selecionar “Extrato” ou “Pendência”.

Através do site da Receita Federal você também poderá acompanhar o andamento de sua Declaração de IRPJ, verificando se ela está em algum lote de restituição (se você tiver Imposto de Renda a ser restituído), ou se ela ainda está sendo analisada pela Receita Federal.

consulta-declarao-imposto-de-renda

Além do site, as consultas do Imposto de Renda também estão disponíveis pelo Receitafone, no número 146, que você pode usar gratuitamente de qualquer telefone fixo, com ligação gratuita.

IR 2024:   Imposto de Renda Único Imóvel - Isenção

Caso você prefira, a Receita Federal também está disponibilizando aplicativos para tablets e smartphones, com os sistemas operacionais Android e iOS, podendo baixá-los também de graça no site da Receita Federal e utilizar em qualquer lugar que estiver.

Se você tem restituição do Imposto de Renda, acompanhe todos os lotes, verificando se foi liberado ou não. Também é conveniente que, sempre que não estiver no lote, você faça a consulta de sua declaração para saber se ela caiu ou não na malha fina.

Equipe Finanças e DireitosRedação Finanças e Direitos

O site Imposto de Renda NET é especialista em assuntos relacionados ao IR e vai te ajudar com tudo o que precisa para preencher sua declaração de forma correta. Nosso editor chefe é contador e tem anos de experiência com declarações de grandes empresas e também declarações de pessoas físicas. Com autoridade no assunto, nossa equipe trás um conteúdo sempre atualizado e de fácil compreensão, para te auxiliar com dúvidas recorrentes. O site não faz parte de nenhum órgão oficial. Devido às constantes atualizações das leis, o ideal é sempre você confirmar as informações com um contador de confiança ou no próprio site da Receita Federal.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7