Imposto de Renda Herança – Como Declarar 2024
Saiba como declarar herança no Imposto de Renda
Os contribuintes que tenham falecido também são obrigados a declarar Imposto de Renda, se tiverem deixado bens e rendimentos e a declaração referente ao ano em que a partilha é concluída é obrigatória, indicando a transferência dos bens e direitos para os herdeiros. No caso de o processo de inventário demorar por vários anos, é necessário prestar contas à Receita Federal enquanto o inventário não for concluído.
A Receita Federal não considera encerrada a relação com o contribuinte depois de sua morte, ou seja, o espólio ainda responde por ele como um contribuinte diferente de seus herdeiros.
Desde o ano em que o contribuinte morre, a Declaração de Imposto de Renda fica sob responsabilidade do inventariante até a conclusão do inventário, ou pelo juiz do processo de inventário.
Durante o período de inventário, os herdeiros não podem acrescentar nenhum bem ou rendimento em suas declarações de Imposto de Renda, até o momento em que a partilha seja feita.
Como os herdeiros devem fazer a Declaração de Imposto de Renda
Se os herdeiros estiverem dentro dos requisitos para entregar a sua Declaração de Imposto de Renda, devem incluir os bens recebidos em suas declarações como se fossem bens novos, na ficha de Bens e Direitos. O fato de serem resultado de uma herança deve ser informado no campo Discriminação, bem como incluir a identificação do falecido.
Nesse caso, se o bem tenha direito a alguma isenção de Imposto de Renda sobre o ganho de capital, é melhor fazer a transferência pelo valor de mercado, o que vai ajudar o herdeiro na hora de vender o bem, se fizer isso.
Esse fato pode ocorrer, por exemplo, com imóveis adquiridos pelo falecido antes de 1969, que são isentos de Imposto de Renda sobre ganho de capital na hora da venda ou de transferência para os herdeiros. Os imóveis adquiridos entre 1969 e 1988 passam por um processo de redução de 5% ao ano sobre o seu valor na hora da venda.
O valor total transferido deve ser também informado na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis e os herdeiros devem informar o valor na linha 10, “Transferências Patrimoniais – Doações e Heranças”. No caso de haver um meeiro (um cônjuge) sobrevivente, a parte recebida como herança deve ser colocada na linha 17, “Transferências Patrimoniais – meação”.
Os herdeiros devem prestar atenção que todas as dívidas tributárias do falecido até a data de sua morte são de responsabilidade do espólio. Se o falecido não pagou suas dívidas com a Receita Federal antes de morrer, serão usados recursos do espólio para fazer a quitação.
Se os bens não forem suficientes ou se o falecido nada tenha deixado de bens, nem o cônjuge nem os herdeiros serão responsáveis pela dívida e, nesse caso, o falecido terá o seu CPF cancelado.
Desta forma, a quitação de Imposto de Renda da pessoa falecida não recaem diretamente sobre o cônjuge, companheiro ou herdeiros. Apenas os recursos deixados por ele respondem pela dívida e devem ser retirados da herança antes que seja feita a partilha.
Mais informações sobre Imposto de Renda 2024
Como Declarar o Imposto de Renda 2024
Se tem alguma dúvida sobre a declaração acesse: Tirar Dúvidas Imposto de Renda 2024O site Imposto de Renda NET é especialista em assuntos relacionados ao IR e vai te ajudar com tudo o que precisa para preencher sua declaração de forma correta. Nosso editor chefe é contador e tem anos de experiência com declarações de grandes empresas e também declarações de pessoas físicas. Com autoridade no assunto, nossa equipe trás um conteúdo sempre atualizado e de fácil compreensão, para te auxiliar com dúvidas recorrentes. O site não faz parte de nenhum órgão oficial. Devido às constantes atualizações das leis, o ideal é sempre você confirmar as informações com um contador de confiança ou no próprio site da Receita Federal.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
Boa tarde!
Declarante que faleceu em novembro de 2020 e teve inventário finalizado em janeiro de 2024.
Qual declaração em nome do falecido deve ser feita agora?
A declaração anual Comum?
A de espólio Inicial?
A de espólio Final?
Ou as 3?
Já os herdeiros somente deverão colocar os bens recebidos na declaração de 2024?
Obrigado!
Tenho uma dúvida com relação a pessoa ter falecido no ano de 2024, como fica a declaração, do ano calendário de 2024. A declaração ainda dá imposto a pagar. E possui um veículo para ser inventariado.
Por favor, tb estou com essa dúvida. Recebi umaparte do Imóvel de Herança.
Poderíamos compartilhar a solução desta dúvida do preenchimento correto na Decl. Imposto 20/21.
Agradeço a gentileza.
ROSEMERI PESSANHA – Niterói – RJ ( RG )
Tenho uma duvida, dois filhos receberem bens imoveis doado em vida pelos pais DOADORES com reserva de usufruto, porem o ITCD foi pago 100% de acordo com a avaliação da SEFAZ/MT, a duvida seria: como fazer para postergar o ganho de capital, pois a fazenda doada foi adquirida em 2002, e qual o critério deveria ser usado, se seria apenas os DONATÁRIOS declararem que receberem a doação pelo valor do bem constante na declaração dos doadores?
Recebi um valor de herança de 25.000,00,tenho que declarar?E onde declaro?
POR FAVOR, AJUDANDO AMIGO A FAZER IMPOSTO DE RENDA, RECEBEU APTO DE HERANCA E NO MESMO EXERCICIO DOOU AS FILHAS POR ESCRITURA PUBLICA EM REGISTRO TODOS IMPOSTOS PAGOS, COMO LANCAR NO DELE SE FOI NO MESMO EXERCICIO.
como declarar os gastos com empregada doméstica? não existe o código 50 na aba pagamentos efetuados. Não estou encontrando informações sobre isso
A pessoa faleceu em 2023 e enquadra-se no critério da obrigariedade da declaração e não deixou bens aos herdeiros. Faz a declaração em 2024?