Tirar Dúvidas sobre o Imposto de Renda 2024 2024
Esclareça dúvidas sobre o Imposto de Renda
Mais um ano se passou, e já na metade do ano 2024 tem pessoas já preocupadas em declarar o imposto de renda 2024.
A cobrança do imposto de renda 2024 pela Receita Federal
O imposto de renda é uma ação de brasileiros que deve ser realizada anualmente para quem tem renda mensal superior da colocada pela mesma. O mesmo é feito para ser destinado á varias entidades e órgão, mas poucos brasileiros sabem, ou se interessam em saber para onde vai o dinheiro que estão declarando.
É preciso lembrar que o imposto de renda 2024 não é cobrado somente no Brasil, senão em todos os países do mundo. O destino destes valores é também para o mesmo fim em todos estes países, a diferença é que alguns são bem administrados, outros nem tanto.
No Brasil quem faz a cobrança do imposto de renda é a Receita Federal, responsável por tudo relacionado a esta cobrança dos brasileiros. Em outros países os órgãos possuem nomes diferentes para a cobrança das declarações do imposto de renda, porém as atividades são praticamente iguais.
O imposto de renda colocado pela Receita Federal não é destinado somente as pessoas físicas existentes no país, também são cobrados de pessoas jurídicas, empresas de médio e grande porte, ou qualquer empresa que também tem um recebimento superior ao valor colocado pelos cobradores do imposto.
Confira agora, para onde é destinado todos os anos os valores que as pessoas declaram cada uma em seu respectivo imposto de renda anual.
Para onde a Receita Federal destina o imposto de renda?
Tanto o imposto de renda 2024, como o de todos os anos, e o de todos os países que possuem esta prática, possuem também um setor que se encarrega de destinar estes valores que são conhecidos popularmente como o dinheiro público.
Primeiramente é importante saber que os valores são divididos de várias formas. Uma destas divisões do imposto de renda édestinada aos gastos do governo e de sua gestão, pagamento de salários de todos os envolvidos com o sistema público, e acredita-se que este é o principal destinatário dos valores arrecadados como o pagamento do imposto de renda.
Outras partes onde são destinados os valores são os programas de saúde, onde são pagos os funcionários deste setor, principalmente médicos e as instituições de saúde. Não podemos deixar de lado a educação: os professores, gastos escolares, tudo isso recebe dinheiro da Receita Federal, que arrecadou os valores do imposto de renda dos brasileiros.
Outros setores, como obras, cultura, esporte, e ainda outros programas desenvolvidos em todos os municípios do país recebem valores que pagamos no imposto de renda. Agora é preciso pensar: se todos estes setores ainda não se encontram nas condições melhores desejáveis, deve ser por que é pago pouco no imposto de renda todos os anos?.
Na verdade, a situação atual depende das divisões que estes valores ganham no momento de serem pagos, o imposto de renda na sua somatória total arrecada milhões todos os anos, com isso, acredita-se que a administração pública é a principal responsável pela situação destes setores atualmente.
Mais informações sobre Imposto de Renda 2024
Como Declarar o Imposto de Renda 2024
Se tem alguma dúvida sobre a declaração acesse: Tirar Dúvidas Imposto de Renda 2024O site Imposto de Renda NET é especialista em assuntos relacionados ao IR e vai te ajudar com tudo o que precisa para preencher sua declaração de forma correta. Nosso editor chefe é contador e tem anos de experiência com declarações de grandes empresas e também declarações de pessoas físicas. Com autoridade no assunto, nossa equipe trás um conteúdo sempre atualizado e de fácil compreensão, para te auxiliar com dúvidas recorrentes. O site não faz parte de nenhum órgão oficial. Devido às constantes atualizações das leis, o ideal é sempre você confirmar as informações com um contador de confiança ou no próprio site da Receita Federal.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
A ajuda informa que a linha 4 do “Imposto pago/retido” diz que o sistema soma o imposto retido do salário e o imposto retido do 13o.. Mas, isso não está acontecendo. O imposto retido do 13o. não está sendo considerado em lugar nenhum, apesar de estar informado no item “Rendimentos recebidos de pessoa jurídica”. O que fazer?
Prezados,
Recebi na justiça um valor de 20 mil referente a uma ação de indébito por cobrança indevida de taxa de corretagem de uma construtora que me cobrou o valor de 10 mil de corretagem. A justiça acatou a ação de indébito de acordo com o código de defesa do consumidor e obrigou a construtora a devolver em dobro o valor cobrado indevido que dá 20 mil.
Como declaro? basta dividir por 2 e metade (10 mil) declaro como rendimentos isentos já que é dovolução e a outra metade (10 mil) que é o valor em dobro declaro como rendimentos tributaveis recebidos de pJ e sobre ele pago o DARF? Ou todo o valor (20 mil) é tributado, mesmo a metade sendo devolução?
Prezados,
Trata-se de devolução de taxa de corretagem de construtora mediante ação de indébito.
Recebi na justiça um valor de 20 mil referente a uma ação de indébito por cobrança indevida de taxa de corretagem de uma construtora que me cobrou o valor de 10 mil de corretagem. A justiça acatou a ação de indébito de acordo com o codigo de defesa do consumidor e obrigou a construtora a devolver em dobro o valor cobrado indevido que dá 20 mil.
Como declaro? basta dividir por 2 e metade (10 mil) declaro como rendimentos isentos já que é dovolução e a outra metade (10 mil) que é o valor em dobro declaro como rendimentos tributaveis recebidos de pJ e sobre ele pago o DARF? Ou todo o valor (20 mil) é tributado, mesmo a metade sendo devolução?
1. Com relação ao IR 2020/2024 na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis o item 22 é para recuperação de prejuízo em renda variável. Mas quando se vai fazer o lançamento esse item 22 não consta na relação de tipos de rendimentos. Pula do item 21 para o 23. Alguém sabe como fazer para lançar essa recuperação?
2. Como lançar os rendimentos pagos mensalmente por Fundos Imobiliários, pois eles constam para ser lançados nesse mesmo item 22 mencionado acima.
Procurei de todas as formas e não consegui informação de como fazer. Alguém sabe
Utilize a opção “outros”
Neste ano coloquei minha esposa como minha dependente no IR, o que não vinha fazendo em outros anos. Como ela está sem renda, ficou mais vantajoso encaixar ela dessa forma. Porém nos anos anteriores sempre fiz a declaração dela em separado e quando juntei nesse ano, inseri na aba Bens e Direitos os Bens dela. Quando fiz isso, o valor da situação dos bens e direitos do fim de 2016 (da declaração do ano passado) e do inicio de 2024 (declaração desse ano) ficaram diferentes. Tem algum problema esses valores ficarem divergentes? Senão, como devo estar fazendo? Obrigado
Gostaria de saber se as COTAS DO PIS que foram pagas no final de 2020, aos maiores de 65 anos, devem ser declaradas.
Minha outra dúvida é se devo declarar, a RESTITUIÇÃO DE AJUSTE INDEVIDO SOBRE AS MENSALIDADES NO PERÍODO DE JANEIRO DE 1993 A ABRIL DE 1994, que recebi no ano passado do plano de saúde à época dos fatos citados.
Desde já agradeço a vossa atenção e ajuda.
Vendi casa em orlando Florida usa em 2020 pelo mesmo valor em dólares que comprei em 2012 e está declarado em bens e direitos como declaro a venda e a atualização do valor em dólares do valor que ficou depositado no bank of América sem rendimentos.?
posso declarar o empregado domestico?
Boa tarde,
Estou fazendo a declaração inicial de espólio do meu pai que faleceu em 2020, minha mãe é a meeira e inventariante, as declarações serão separadas.
Tenho dúvida na ficha de identificação do contribuinte, item- casado? Deve informar sim ou não, em ambas as declarações.
Aguardo
Obrigada
Boa tarde Soraia, agradeço muito a ajuda com o IR. A minha pergunta é a seguinte: eu fiz a compra de um imóvel em 2010 que eu sempre declarei como um único terreno por ter uma única frente e uma única escritura, mas ele possui internamente dois pequenos pedaços que provavelmente foram sobras de construções antigas mas no registro de imóveis existem as três matriculas, mas no IPTU é só um. Então não sei como declarar, declaro como três terrenos já que tem uma matricula para cada um, mas nesse caso o endereço vai ser o mesmo e o IPTU também, ou declaro como um único terreno com três matriculas…
muito obrigada
Tivemos Ganho de Capital com a venda de um imóvel e, utilizando o GCAP foi gerado o demonstrativo e pago o imposto devido. Mas, ao importar o demonstrativo para a declaração, verifica-se que foram gerados dois demostrativos para essa mesma alienação. Ao tentar excluir um deles, os dois são excluídos. Como proceder para corrigir essa anomalia? Obrigada
Realizei a elaboração e a transmissão do IR 2024, com valor a pagar. Gostaria de saber se o Darf que o sistema liberou para pagar é 30/04/2024, e com a mudança de prazo, como ficará? Qual a data real para pagar a Darf?, Qual o ultimo prazo para a elaboração do IR 2024? Como se procede para elaborar um novo Darf, caso seja necessário. Agradecido.
Recebi três parcelas do BEm – Benefício Emergencial de preservação do Emprego e da Renda, devido a jornada de trabalho reduzida em 50%, devo declarar no Imposta de Renda 2024?
Sem sim, em Rendimentos Tributáveis recebidos de pessoa Jurídica, Rendimentos Isentos e Não Tributáveis ou em outra guia?.